A terceira edição da Rota das Árvores do Porto, promovida pelo Município do Porto, compreendeu 10 visitas guiadas que revelaram características, curiosidades, contaram histórias e (re)descobriram 158 espécies diferentes do rico e diverso património arbóreo dos jardins e parques da cidade do Porto.

Ao longo das visitas participaram 251 cidadãos, residentes no concelho do Porto, mas também vindouros de Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Gondomar, Maia, Valongo, Santa Maria da Feira e Vila do Conde. Todos com o interesse comum em saber mais sobre as árvores, que assim se concretizou, ao usufruírem de passeios guiados repletos de conhecimento pelos surpreendentes exemplares, muitos deles gigantes, testemunhos do tempo que a cidade guarda nos seus espaços verdes.

Acompanhando as quatros estações e as suas transformações no reino vegetal foram visitados 15 locais emblemáticos da cidade. Em outubro de 2021, iniciou-se a Rota das Árvores do Porto nos Jardins do Palácio de Cristal, seguiram-se os socalcos do Parque das Virtudes e, com tonalidade outonais, caminhou-se pelo bonito Parque da Pasteleira. No primeiro mês do novo ano, foi a vez de visitar o Jardim de São Lázaro, a Praça de Alegria e o Cemitério do Prado de Repouso, seguiu-se o conhecido Parque Ocidental da Cidade, depois uma viagem à coleção botânica do Parque do Covelo. Com rumo à parte oriental da cidade, numa visita exclusiva, percorreu-se o Viveiro Municipal do Porto e o Parque Oriental da Cidade. A primavera prolongou-se pelos jardins da Casa Museu Marta Ortigão Sampaio, pela Praça Mouzinho de Albuquerque e o Cemitério de Agramonte e, quase no verão a terminar, descobriram-se as árvores que habitam no jardim do Passeio Alegre. O cenário da décima visita, em novembro de 2022, foi o renovado Parque de S. Roque.

A “Rota das Árvores do Porto”, iniciativa do Município do Porto, é realizada no âmbito do projeto Florestas Urbanas Nativas do Porto (FUN Porto) e integrada no FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto.