No dia 15 de junho, Voluntários do Núcleo da Universidade do Porto Solidária reuniram-se em Jancido, Gondomar para uma manhã de muita atividade na Natureza e em prol da biodiversidade.

Colaboradores, alumni e as suas famílias iniciaram o dia com uma caminhada à rota dos Moinhos guiada pelos Amigos dos Moinhos de Jancido e a Divisão da Juventude da Câmara Municipal de Gondomar. Junto à Ponte das Longras exploraram alguma da biodiversidade aquática do rio Sousa com a APRISOF – Associação de Proteção dos Rios Sousa e Ferreira, a qualidade da água com um investigador do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e com o CRE.Porto a problemática das plantas invasoras, que são um grande desafio à floresta nativa do local.

Para além de uma caminhada saudável, os voluntários arregaçaram as mangas e controlaram três espécies invasoras. Os voluntários, divididos em grupos, realizaram o arranque manual da erva-da-fortuna (Tradescantia fluminensis) e da sanguinária-do-Japão (Fallopia japonica) e o descasque de austrálias (Acacia melanoxylon). Contribuindo assim para o trabalho contínuo que é o controlo das espécies invasoras da área e o grupo terminou a manhã com mais informação e conhecimento que poderão transmitir a mais pessoas para aumentar a consciencialização dos cidadãos sobre as temáticas abordadas.

Muito obrigad@ a tod@s pelo tempo dedicado à floresta nativa. :)

FOTOS  | Créditos: ©2024CRE.Porto.malmeida; ©2024CRE.Porto.amourao;

Esta ação, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pelo Município de Gondomar e o CRE.Porto, em colaboração com Moinhos de Jancido e APRISOF e ICBAS. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto.