A rede de Voluntariado, do viveiro do Centro de Recuperação Paisagística do Vale do Leça (CRPVL), foi acionada e realizaram-se 4 ações com Voluntários nos meses de dezembro 2022 e fevereiro 2023.

No total foram 20 participações voluntárias, que juntaram matosinhenses, portuenses e um grupo de estudantes da “CASO – CAtólica SOlidária”, e 60 horas de voluntariado, em que os participantes colaboraram, com o seu empenho e dedicação, nos preparativos da segunda edição da iniciativa de oferta de árvores e arbustos nativos da Câmara Municipal de Matosinhos “Árvores pequenas procuram proprietários de coração grande”.

Os Voluntários cuidaram e envasaram 450 plantas de várias espécies nativas: azereiro (Prunus lusitanica), bétula (Betula pubescens), carvalho-alvarinho (Quercus robur), gilbardeira (Ruscus aculeatus), medronheiro (Arbutus unedo) e teixo (Taxus baccata). Em março, estas árvores e arbustos serão entregues aos residentes e organizações, com as respetivas candidaturas aprovadas, para plantarem nos seus jardins ou quintais privados do concelho.

Foram dias proveitosos que deram a conhecer o CRPVL, localizado no Parque Ecológico Monte S. Brás, passar bons momentos e a promover as espécies nativas.

Bem-haja a todos os participantes! 😊

FOTOS: dezembro 2022 e fevereiro 2023 | Créditos: ©2022CRE.Porto.malmeida; ©2023CRE.Porto.malmeida; ©2023CRE.Porto.amourao

O Centro de Recuperação Paisagística do Vale do Leça é uma iniciativa do Município de Matosinhos que pretende promover o restauro ecológico e valorização do vale do Leça. Este projeto contribui para os objetivos do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto e é desenvolvido em parceria com o CRE.Porto.