Os primeiros meses do ano, janeiro e fevereiro, são os prediletos para realizar as sementeiras das próximas gerações de árvores e arbustos autóctones e, como habitual, contámos com a colaboração de dedicados Voluntários do FUTURO nestas atividades.

Em dois meses, ao longo de quatro manhãs e três tardes, o viveiro recebeu 31 participações de voluntários, que dedicaram um total de 104 horas à nova produção por semente, onde os esforços foram repartidos pelas tarefas necessárias para cumprir as metas de trabalho. Os voluntários puderam colaborar na preparação dos tabuleiros de  produção, que são desinfetados e preenchidos com substrato florestal e na sementeiras de medronheiro (Arbutus unedo), amieiro (Alnus glutinosa), bétula (Betula pubescens), lódão (Celtis australis) e de urze-branca (Erica lusitanica).

Em fevereiro, reservou-se uma manhã para realizar algumas tarefas de manutenção, como a monda dos tabuleiros de medronheiros e jasmineiros-do-monte (Jasminum fruticans) e a contagem de plantas.

Estas ações são oportunidades para rever veteranos e amigos, que trazem sempre muita alegria ao trabalho, como também de conhecer novas pessoas que pretenderam contribuir com o seu tempo para a missão do projeto FUTURO: promover as florestas e as espécies nativas na região AMP. Nesta época, demos as boas-vindas a três estudantes estagiárias e uma técnica do Parque das Serras do Porto, como também a cinco alunos da Universidade Católica Portuguesa do Porto que integram, no presente ano letivo, o programa de voluntariado: “CASO – CAtólica SOlidária” na área “SER+: Ambiente”. Esperamos assim, que o tempo connosco constitua uma mais-valia para as suas vivências profissionais e pessoais, especialmente com momentos de aprendizagem sobre a floresta nativa.

Muito obrigada a todos, pelo empenho e milhares de sementes colocadas na terra, no Viveiro do FUTURO! 😊

FOTOS: 17, 19, 25, 26 janeiro e 3, 7 fevereiro | Créditos: ©2023CRE.Porto.malmeida ©2023CRE.Porto.amourao

As ações foram desenvolvidas no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. O Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO é uma parceria entre a Câmara Municipal do Porto e o CRE.Porto. O Viveiro está licenciado pelo ICNF como fornecedor de materiais florestais de reprodução. Todas as sementes foram adquiridas ao Centro Nacional de Sementes Florestais e ao projeto Sementes de Portugal.