Ao longo de 5 ações de plantação, em 3 dias consecutivos de 16 a 18 de fevereiro, as mãos empenhadas de 295 voluntários plantaram 1839 árvores e arbustos nativos em Jancido, Gondomar.

A narrativa deste grande esforço de plantação começa em agosto de 2022 quando um grande incêndio deflagrou em quase 60 hectares de área florestal em Jancido, Foz do Sousa e Covelo, ocupada por mato, eucalipto, pinheiro-bravo e espécies invasoras, nomeadamente acácias, deixando o terreno queimado e desprovido de um estrato arbóreo proveitoso. Esta tragédia transformou-se num desafio para implementar um projeto de rearborização com árvores e arbustos nativos. Prontamente reuniram-se vontades, esforços e parcerias para concretizar o projeto e começar o quanto antes, no inverno seguinte, a diminuir os impactos sobre o solo exposto e permitir o desenvolvimento de um novo bosque, assim como promover a diversidade de espécies. Os Amigos dos Moinhos de Jancido, protagonistas sempre muito ativos e dedicados ao património natural e cultural da localidade, foram preponderantes na identificação dos proprietários florestais e motivaram acordos de co-gestão com o Município de Gondomar para restaurar cerca de 9 hectares de área ardida. A Aprisof – Associação de protecção dos Rios Sousa e Ferreira, apoiante das e nas intervenções, está a realizar um levantamento da biodiversidade existente, que é muito particular e diversa.

Para a rearborização reuniram-se quase 5.000 plantas, que irão enriquecer o local, como a bétula (Betula pubescens), o medronheiro (Arbutus unedo), o folhado (Viburnum tinus), o lódão (Celtis australis), entre outras nativas. Com a chegada da época ideal para a plantação, avançou-se para a preparação da área que contemplou a limpeza dos terrenos e abertura de covas. Estas operações são fundamentais para possibilitar e facilitar a instalação das novas plantas, que é levada a cabo maioritariamente por voluntários.

No dia 16 de fevereiro, a comunidade escolar, 91 alunos e docentes, das EB 2/3 de São Pedro da Cova e de Rio Tinto, registaram as primeiras plantações na área e também as suas primeiras árvores plantadas.

Colaboradores da empresa EUREST, Mecenas HECTARE, vieram de longe, alguns da capital outros do distrito do Porto, em força e com muita vontade para assinalar no terreno o seu contributo. Foi com boa disposição que reservaram a manhã de sexta-feira, dia 17 de fevereiro e colocaram as mãos em ação com a plantação de 697 nativas.

O sábado de 18 de fevereiro esteve sob o cuidado da comunidade local de Jancido, que compareceu para colaborar na plantação da área. Nesse dia, mobilizaram-se 106 voluntários, entre conterrâneos e forasteiros: jovens, como os alunos do Colégio Internato dos Carvalhos que se juntaram para participar ativamente na conservação das florestas, graúdos, seniores, familiares, amigos e parceiros, todos juntos com o intuito de recuperar este “cantinho” próximo do PR1 GDM Linha de Midões e Moinhos de Jancido. Passaram-se bons momentos na Natureza e foram plantadas 971 árvores e arbustos nativos.

Destaca-se o contentamento de um habitante local que viu aquela área, ao longo de décadas, transformar-se em eucaliptal e agora vê a possibilidade do retorno de um bosque nativo dinâmico. E também a satisfação de uma família que se moveu para encontrar ações de voluntariado ambiental para balançar a pegada ecológica do dia-a-dia, no final adoraram passar a tarde a plantar nativas.

O solo, um tanto desafiante, expôs a perseverança deste diverso grupo de Voluntários. Durante as ações, é de salientar a disponibilidade de água, assegurada pelos Moinhos de Jancido, para regar as plantas após a sua instalação, de modo que tenham todas as condições possíveis para uma boa adaptação ao local.

Foram 3 dias incansáveis com sentimento de missão cumprida, que “estrearam” a implementação do plano de plantação de um bosque nativo FUTURO. Mas a história não acaba aqui, pois as ações no terreno prosseguem nas próximas semanas. Até ao próximo capítulo… 😊

Muito obrigad@ a todos os envolvidos pelo tempo dedicado à floresta nativa!

FOTOS: dia 16 | dia 17 | dia 18 manhã | dia 18 tarde ; Créditos: ©2023CRE.Porto.malmeida; ©2023CRE.Porto.amourao

Estas ações, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foram organizadas pelo Município de Gondomar e o CRE.Porto, em colaboração com Moinhos de Jancido e Aprisof, e contou com a participação do Mecenas EUREST. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto. As árvores e arbustos (todos nativos) são provenientes do programa Floresta Comum e do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.