Na manhã de 17 de fevereiro, 98 colaboradores da EUREST, Mecenas HECTARE, vieram de longe, alguns da capital outros do distrito do Porto, em força e com muita vontade para assinalar em Jancido, Gondomar mais uma forma do seu contributo à floresta nativa. Contributo esse, enquadrado na sua estratégia de sustentabilidade, que vai para além da participação numa ação prática de plantação, e incidiu também na viabilização dos preparativos e num apoio para a manutenção subsequente da área, de forma que se potencie a taxa de sobrevivência das espécies e o bosque se estabeleça nos anos vindouros.

Foi com boa disposição e trabalho de equipa que alcançaram a impressionante plantação de 697 nativas num hectare de bétulas (Betula pubescens), medronheiros (Arbutus unedo) e lódãos (Celtis australis)! O Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins e a Vereadora do Ambiente, Ana Luísa Gomes, estiveram presentes para expressar o seu agradecimento a toda a empresa pelo seu envolvimento na restauração ecológica desta área ardida no Município.

Os Voluntários ficaram contentes e satisfeitos, com o que foi para muitos uma nova experiência, que irá resultar em algo benéfico para todos nós e restantes seres vivos assim como elevar o valor ecológico da região.

Muito obrigada pela participação ativa, apoio e tempo dedicado à floresta nativa!

FOTOS | Créditos: ©2023CRE.Porto.malmeida; ©2023CRE.Porto.amourao

Esta ação, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pelo Município de Gondomar e o CRE.Porto com o Mecenas HECTARE, Eurest. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto. As árvores e arbustos (todos nativos) são provenientes do programa Floresta Comum e do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.