A 31 de maio, cinco voluntários marcaram encontro no Viveiro Municipal do Porto para colaborar na instalação extraordinária de uma sebe, com espécies nativas produzidas no âmbito do projeto FUTURO.

Integrada no plano de reorganização de canteiros no viveiro, esta ação teve como objetivo plantar uma sebe de árvores nativas no limite de um canteiro, não só para promover a amenização paisagística, como também as espécies autóctones, uma prioridade do Município do Porto, neste espaço que já alberga importantes exemplares arbóreos.

A espécie eleita para este propósito é característica da nossa flora, contudo, com o seu habitat natural em declínio tem vindo a diminuir a sua população e distribuição no país e encontra-se classificada como “quase ameaçada” tendo em conta a categoria de risco de extinção em Portugal Continental segundo critérios IUCN. Estamos a falar do azereiro (Prunus lusitanica). Em 2018, nasceram os primeiros azereiros no viveiro, que foram cuidados, até hoje, pela equipa do viveiro e voluntários do FUTURO. Após cinco anos em vaso, estão com cerca de um metro de altura e prontos para a instalação definitiva.

A seguir às boas-vindas e apresentação da meta de trabalho para a manhã, foi hora de passar à ação. O trabalho contou com apoio dos jardineiros do Viveiro Municipal do Porto que abriram previamente uma vala para estabelecer a sebe. Definiu-se o compasso entre os indivíduos e o grupo começou a plantar. Durante duas horas e meia, os Voluntários esforçados plantaram e estenderam a sebe-viva até abranger 36 árvores. Ainda foi possível plantar entre as árvores, espécies subarbustivas autóctones como o milefólio, bocas-de-lobo-das-areias, erva-ursa, nêveda e o marcetão. Para terminar, as plantas nativas foram bem regadas e as caldeiras verificadas. Nas próximas semanas, será monitorizada a humidade do solo, para assegurar a boa adaptação das plantas ao novo local.

Muito obrigad@ aos voluntários participantes e aos jardineiros do Porto pela motivação que trouxeram para a ação e pelo tempo dedicado às espécies nativas. 🙂

FOTOS | Créditos: ©2023CRE.Porto.malmeida; ©2023CRE.Porto.amourao;

Esta ação, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pelo Município do Porto e o CRE.Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto.