Na manhã agradável e fresca de 6 de junho, o encontro de 13 voluntários do FUTURO foi na Mata da Quinta do Castelo, em Santa Maria da Feira, para uma ação de manutenção, integrada nas atividades da Semana do Ambiente do município.

Esta ação teve como propósito continuar a cuidar do jovem bosque nativo que tem vindo a desenvolver-se na Mata da Quinta do Castelo, onde foram plantadas até ao momento 1999 árvores e arbustos autóctones pela comunidade FUTURO. A tarefa principal foi o controlo de espécies exóticas e invasoras que se dispersam pela área. Os voluntários dedicaram-se ao arranque manual de rebentação de eucalipto e acácia, tendo especial cuidado junto das nativas para que estas não sofram de competição por parte destas plantas.

Depararam-se com a grande capacidade de germinação que as sementes da austrália (Acacia melanoxylon) possuem e o vigor que as plântulas podem apresentar tendo apenas 15 centímetros, já não sendo possível arrancá-las pela raiz, estas continuarão a crescer sendo mais eficaz posteriormente aplicar o método do descasque. Ainda assim, os voluntários conseguiram eliminar dezenas de indivíduos que é um contributo importante para a recuperação do solo e para o desenvolvimento de espécies nativas. Como se tem verificado em ações anteriores, e novamente nesta, sobreiros (Quercus suber) e sanguinhos-de-água (Frangula alnus) surgem entre as nativas plantadas e flores como o cravo-do-monte (Simethis mattiazzi) e as urzes (Erica sp) salpicam com cores vistosas a mata e convidam os polinizadores.

O grupo também se dedicou a retirar protetores das árvores que já não necessitavam, a melhorar as caldeiras e criar clareiras entre a folhagem de eucalipto, que ainda está muito presente no terreno.

Uma ação produtiva em que novos voluntários, incluindo colaboradores Crowne Plaza, se juntaram ao FUTURO e caras conhecidas continuam a marcar presença para cuidar das árvores e da floresta do futuro! Muito obrigad@! 😊

FOTOS | Créditos: ©2023CMSantaMariadaFeira.MRodrigues; ©2023CRE.Porto.amourao

Esta ação, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e pelo CRE.Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto.