O Projeto Recreio Escolar Livre de Invasoras (RELI) regressa para a sua 5.ª edição no ano letivo 2025/2026, em quatro municípios da AMP, envolvendo a comunidade escolar de forma ativa para trabalhar a temática das invasoras.

As reuniões preparatórias e o planeamento do Projeto RELI para o ano letivo 2025/2026 começaram em outubro, envolvendo docentes e técnicos dos municípios de Gondomar, Porto, São João da Madeira e Vila Nova de Gaia. Este ano, apesar de todos os municípios já terem participado na última edição, o projeto cresce com a integração de duas novas escolas: a EBS de Canelas e a ES de Diogo Macedo, que se juntam às escolas de Vila Nova de Gaia que continuam a apostar nesta iniciativa: EB 2/3 Adriano Correia de Oliveira, EB 2/3 Anes de Cernache e ES Gaia Nascente. Em Gondomar, mantêm-se as experientes EB de Santa Bárbara e EBS À Beira Douro. No Porto, continuam empenhadas as escolas EB Francisco Torrinha, EB Manoel de Oliveira, EBS Aurélia de Sousa e a EBS Clara de Resende, bem como a ES Filipa de Vilhena. Em São João da Madeira, participam o Centro de Educação Integral, a EBS Dr. Serafim Leite, a EBS S. João da Madeira e a ES João da Silva Correia.

Ao todo, são 16 escolas que embarcam nesta missão para transformar os recreios escolares em espaços mais ricos em biodiversidade. Cerca de 30 turmas, essencialmente do 3º ciclo, vão dedicar-se ao controlo de invasoras e à promoção de espécies nativas, temáticas abordadas nestes anos de escolaridade. Através do envolvimento ativo e participativo da comunidade escolar, os espaços verdes das escolas são potenciados como locais de aprendizagem, sensibilização e de promoção da biodiversidade local.

Durante implementação do projeto, a equipa CRE.Porto e os municípios parceiros irão acompanhar os docentes e os alunos através de sessões de capacitação, identificação e mapeamento de invasoras, assim como ações práticas de controlo. Esperamos, assim, colocar os jovens no centro da iniciativa e torná-los verdadeiros agentes de mudança, capazes de gerar impactos positivos no ambiente.

O RELI – Recreio Escolar Livre de Invasoras é desenvolvido no âmbito do projeto FUTURO, promovido pelos municípios parceiros do CRE.Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa – Porto e pela Área Metropolitana do Porto.