No dia 8 de agosto, convidamos os Voluntários do FUTURO para uma ação de controlo de plantas invasoras e manutenção de árvores nativas plantadas na margem do rio Ferreira, em Belói, Gondomar.

A manhã será passada na Paisagem Protegida Regional Parque das Serras do Porto, numa área que tem vindo a ser intervencionada, desde 2020, ao abrigo do projeto Laboratório Rios +. Esta tem beneficiado de várias ações de restauro ecológico como: a aplicação de técnicas de bioengenharia para estabilização das margens, controlo de invasoras, promoção da regeneração natural e de nichos ecológicos para a fauna, assim como a plantação de árvores e arbustos nativos. O propósito da ação é controlar as poucas plantas invasoras ainda presentes, de forma a limitar o seu desenvolvimento e expansão pela área em conversão. O foco será no arranque manual de acácias (de rebentação por semente), tintureira, erva-da-fortuna e erva-das-pampas. Pretende-se também cuidar das caldeiras das jovens árvores nativas, instaladas em anos anteriores, para potenciar o seu bom crescimento.

De férias ou sem planos para o dia? Junte-se ao grupo de voluntários promotores da floresta nativa e participe numa ação de controlo das maiores ameaças à biodiversidade, as espécies invasoras. Contamos consigo? 😊

Inscrição gratuita e obrigatória aqui (Após a sua inscrição confirmada, enviaremos recomendações, coordenadas geográficas exatas e outras informações úteis para o seu e-mail.)

O transporte é da responsabilidade do voluntário.

Esta ação é desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. A organização está a cargo do Parque das Serras do Porto, da Câmara Municipal de Gondomar e do CRE.Porto.