De março a junho, realizaram-se 11 sessões com voluntários no Viveiro do FUTURO. Foram 47 participações voluntárias que trouxeram boa disposição e avanço nas tarefas a desempenhar nos meses de Primavera.

As tarefas principais foram a manutenção das árvores e arbustos do FUTURO, com a realização de mondas e transplantes de lódão (Celtis australis), folhado (Viburnum tinus) e medronheiro (Arbutus unedo). Este cuidado permitiu mudar as jovens plantas para tabuleiros maiores, conferindo-lhes mais espaço e nutrientes para continuarem o seu desenvolvimento. E também, uma oportunidade para os voluntários conhecerem as espécies de perto, como por exemplo o lódão, uma árvore antes desconhecida para os estudantes da UCP, mas que depois de se familiarizarem, aperceberam-se do quanto esta magnífica nativa está presente no seu dia-a-dia, por exemplo, nas ruas da cidade do Porto.

A sementeira de medronheiro foi um sucesso, que resultou em mais de duas mil plântulas germinadas, algumas no mesmo alvéolo. Assim, alguns voluntários aprenderam a técnica de repicagem que consiste em, após germinação, realizar a transferência de plântulas para outros tabuleiros de produção. A técnica requer atenção e cuidado na execução e períodos frescos, para não se inviabilizar o desenvolvimento das pequenas plantas. Os amieiros, semeados em janeiro 2022, crescem bem e os voluntários também auxiliaram no envasamento de parte da produção para estes, agora em vaso, terem mais condições para se desenvolverem. Trabalhos práticos variados que são apreciados pelos voluntários do FUTURO, pois têm gosto em colocar e sentir as mãos na terra.

Ao longo deste período, observámos a aveleira (Corylus avellana), o lódão, a urze-branca (Erica lusitanica) e o cipreste (Cupressus sempervirens) germinar e as ações de voluntariado no viveiro em 2022/23 terminaram com uma última sessão de envasamento.

Um culminar de 160 horas que os voluntários passaram no viveiro: momentos de lazer e de aprendizagem, enquanto se realizaram diversas tarefas para manter as árvores nativas em excelentes condições para a próxima época de plantações.

Muito obrigada a todos pelo tempo dedicado às espécies nativas no Viveiro do FUTURO! 😊

FOTOS | Créditos: ©2023CRE.Porto.malmeida ©2023CRE.Porto.amourao

As ações foram desenvolvidas no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. O Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO é uma parceria entre a Câmara Municipal do Porto, o CRE.Porto e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas. O Viveiro está licenciado pelo ICNF como fornecedor de materiais florestais de reprodução.