Em março e abril, os Voluntários continuaram presentes no Viveiro do FUTURO e, em 4 sessões, 17 participações voluntárias deram um grande auxílio no trabalho realizado.

Em março, concluíram-se as sementeiras de jasmineiro-do-monte (Jasminum fruticans), de trovisco-macho (Euphorbia characias) e de canafrecha (Ferula communis) e os Voluntários tiveram oportunidade de observar (entusiasticamente) as recentes plântulas que já tinham germinado das sementeiras do mês passado (p.e. bétula, amieiro e medronheiro).

Após a chegada da primavera, a colaboração dos Voluntários do FUTURO foi fundamental no cuidado e envasamento de medronheiros, bétulas, lódãos, pilriteiros, macieiras-bravas e gilbardeiras.  A maioria das árvores e arbustos tinham como destino a iniciativa “Se tem um jardim temos uma árvore para si”, que na sua quinta edição entregou aos portuenses 906 plantas nativas para robustecer a infraestrutura verde da cidade do Porto.

Assim, terminou mais uma temporada de voluntariado no viveiro em que nestes dois meses consolidaram-se 55 horas de voluntariado repletas de trabalho e bons momentos entre os Voluntários e a equipa.

Muito obriga@ a tod@s pelo tempo dedicado às árvores e às pequenas plantas produzidas no Viveiro do FUTURO que promovem a floresta nativa da região. 😊

FOTOS |©2022CRE.Porto.malmeida ©2022CRE.Porto.amourao

As ações foram desenvolvidas no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. O Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO é uma parceria entre o CRE.Porto, a Câmara Municipal do Porto e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas. O Viveiro está licenciado pelo ICNF como fornecedor de materiais florestais de reprodução. Todas as sementes foram adquiridas ao Centro Nacional de Sementes Florestais e ao projeto Sementes de Portugal.