No passado dia 21 de maio, 7 voluntários, colaboradores da “GKN Automotive” e seus amigos e familiares, passaram a manhã a controlar acácias na margem direita do rio Sousa, junto à ponte Longra, em Jancido, Gondomar.

Os voluntários foram recebidos pelo Município de Gondomar, que os enquadrou nos trabalhos de valorização ecológica que têm vindo a ser desenvolvidos na área. Também foi partilhado a experiência dos parceiros locais, a APRISOF – Associação de protecção dos Rios Sousa e Ferreira e o Moinhos de Jancido. Estranhos à problemática das plantas invasoras, a equipa do CRE Porto abordou os impactos negativos que as plantas invasoras podem provocar, nomeadamente ao nível da diminuição da biodiversidade e dos recursos por elas consumidos, como a disponibilidade de água no solo, e apresentou as duas espécies invasoras que iriam atuar sobre: a mimosa (Acacia dealbata) e a austrália (Acacia melanoxylon). Esta altura do ano, de temperatura amena e alguma humidade, é favorável ao controlo das espécies mencionadas através do método do descasque da casca das árvores, o qual interrompe a passagem de nutrientes das folhas para a raiz e assim, incapacitando o desenvolvimento e sobrevivência da planta. O método escolhido foi exemplificado aos Voluntários, que prontamente passaram à ação e revelaram-se muito empenhados e animados na tarefa. Puderam comprovar que a casca estava na altura ideal para ser retirada, pois não apresentava resistência, e conseguiram controlar cerca de 30 acácias de dimensões consideráveis.

A área intervencionada será monitorizada para verificar se as plantas invasoras reagem como esperado ao controlo e após secarem, serão eliminadas de forma adequada. O local, apesar da invasão, ainda mantém exemplares nativos como: medronheiros, salgueiros, pilriteiros e carvalhos que serão enaltecidos com a eliminação destas espécies prejudiciais.

Foi uma manhã que proporcionou uma nova experiência em comum, com uma confraternização diferente entre os colaboradores, a qual gostaram muito de realizar e onde aprenderam sobre a temática. No fim do trabalho, houve quem ainda ficasse para uma visita aos Moinhos de Jancido e outros sem dúvida que voltarão para explorar mais o local.

Muito obrigada aos Voluntários que escolheram dedicar o seu tempo à conservação da floresta nativa participando nesta ação de controlo. 😊

FOTOS | Créditos: ©2022CRE.Porto.malmeida; ©2022CRE.Porto.amourao

Mais fotos aqui (site Munícipio de Gondomar)

A ação, desenvolvida no âmbito do projeto FUTURO, está integrada na Semana sobre Espécies Invasoras 2022: Portugal & Espanha, foi organizada pela Câmara Municipal de Gondomar e o CRE.Porto, com a colaboração dos Moinhos de Jancido e APRISOF. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto.