Nesta altura do ano, a temática das plantas invasoras é mais emergente na programação dos trabalhos de campo por ser favorável o controlo de determinadas espécies. Nesse sentido, no dia 28 de maio, o Município do Porto realiza uma ação de controlo de acácia, com voluntários, em Campanhã, numa área junto ao Parque Oriental da Cidade. O objetivo da ação é sensibilizar para a problemática, mas também capacitar para o controlo adequada e eficiente desta espécie que grande impacte tem nos ecossistemas. Um grupo de colaboradores da Deloitte aceitou o desafio: conhecer para agir!

Esta ação insere-se na “Semana sobre Espécies Invasoras 2022: Portugal & Espanha”, que decorre durante os dias 21 a 29 de maio de 2022 e pretende aumentar o conhecimento sobre a problemáticas das invasões biológicas na Península Ibérica. É promovida pela Rede Portuguesa de Estudo e Gestão de Espécies Invasoras – Rede InvECO, pela plataforma INVASORAS.PT e pelos projetos LIFE STOP Cortaderia e LIFE INVASAQUA, com a colaboração de diferentes entidades, associações ou grupos informais que se associem ao movimento, mobilizando ações por todo o nosso país e Espanha. Todas as atividades poderão ser consultadas aqui.

A ação é desenvolvida no âmbito do projeto FUTURO e organizada pela Câmara Municipal do Porto e o CRE.Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto.