O Município de Gondomar, ao longo do tempo, tem vindo a desenvolver ações de controlo de plantas invasoras, a fim de sensibilizar para a problemática, travar a expansão das mesmas pelo território e recuperar as suas áreas para a floresta nativa repleta de biodiversidade.

É com estes propósitos presentes que a missão continua nos próximos dias 21 e 27 de maio, com a realização de duas ações de controlo de acácia, ao longo do trilho da pequena rota: Linha de Midões e Moinhos de Jancido, em Foz do Sousa.

O primeiro grupo de voluntários serão colaboradores da “GKN Automotive”, que irão passar o testemunho aos colaboradores da “Continental Engineering Services”. Os grupos terão oportunidade para conhecer algumas das plantas invasoras mais comuns na região e como bem efetuar o método do descasque nas acácias, para logo de seguida passarem à ação, para o seu controlo.

Estas ações aliam-se à Semana sobre Espécies Invasoras 2022: Portugal & Espanha, que decorre durante os dias 21 a 29 de maio de 2022.

É uma semana que pretende aumentar o conhecimento e a sensibilização sobre a problemáticas das invasões biológicas na Península Ibérica e é promovida pela Rede Portuguesa de Estudo e Gestão de Espécies Invasoras – Rede InvECO, pela plataforma INVASORAS.PT e pelos projetos LIFE STOP Cortaderia e LIFE INVASAQUA. Um movimento que ganha força com a colaboração de diferentes entidades, associações ou grupos informais que mobilizam ações por todo o nosso país e Espanha. Todas as atividades poderão ser consultadas aqui.

As ações, desenvolvidas no âmbito do projeto FUTURO, são organizadas pela Câmara Municipal de Gondomar e o CRE.Porto, com a colaboração dos Moinhos de Jancido e APRISOF. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto.