O Viveiro Municipal do Porto foi novamente o local escolhido para entregar as cerca de 900 arvores e arbustos nativos, atribuídos às candidaturas aprovadas do programa “Se tem um jardim temos uma árvore para si”, do Município do Porto.

As espécies atribuídas na 5ª edição foram: a bétula-portuguesa, o cipreste, a gilbardeira, o lódão, o medronheiro, o pilriteiro e a macieira-brava. Uma seleção de plantas, todas produzidas no Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO, e que foram encaminhadas para rechearem os jardins dos candidatos. Estas plantas permitem continuar a reforçar a infraestrutura verde da cidade, com a participação ativa dos seus residentes, como também lhes proporcionar o usufruto dos benefícios das suas plantações.

Foram quatro dias de entrega, muito agradáveis, que contaram com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, Filipe Araújo, em que rostos conhecidos regressaram para adensar os seus espaços e famílias vieram pela primeira vez receber plantas do programa. Até houve uma jovem participante que partilhou o seu contentamento por finalmente conseguir convencer o pai a plantar uma primeira árvore no jardim, e logo uma nativa, a melhor das apostas!

Por agora, a equipa do “Se tem um jardim” deseja a melhor adaptação das plantas e um ótimo desenvolvimento das árvores e arbustos dos munícipes nos seus novos destinos. Em junho voltar-se-á a reunir para entregar plantas subarbustivas a 305 candidatos com varandas, pátios ou terraços.

Se recebeu plantas e quiser partilhar connosco através de um registo fotográfico, pode marcar com a hashtag #1arvoreparasi e postar publicamente nas redes sociais. É sempre um gosto receber notícias das plantas que ajudamos a produzir e cuidar.

Esta é uma iniciativa do Município do Porto no âmbito das suas Estratégias Municipais para o Ambiente e de Mitigação e Adaptação às Alterações Climáticas e desenvolve-se no contexto do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. Em conjunto, queremos desenvolver na cidade do Porto uma nova e robusta infraestrutura verde, que consiga melhorar de forma substancial a qualidade de vida dos nossos cidadãos e transformar o Porto numa cidade afirmativamente mais verde e mais sustentável.