A 5ª edição da iniciativa da Câmara Municipal do Porto “Se tem um jardim, temos uma árvore para si” confiou a 159 munícipes e organizações a plantação de 906 árvores e arbustos nativos nos jardins privados da cidade e, ainda, ofereceu 1.486 plantas de pequeno porte da flora portuguesa para 265 pátios e varandas da cidade.

Lançado o convite em março 2022, os residentes da cidade, portadores do Cartão Porto, e organizações sediadas no concelho com jardins ou quintais, puderam candidatar-se a receber até 10 árvores e arbustos nativos das espécies: medronheiro, bétula-portuguesa, lódão, pilriteiro, cipreste, macieira-brava e gilbardeira, todas produzidas no Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO. Antes da abertura das candidaturas, para dar a conhecer as árvores e arbustos selecionados para oferta, orientar a escolha ou esclarecer dúvidas, os interessados tiveram a oportunidade de assistir a uma sessão online onde se abordou as características, curiosidades e os cuidados a ter na plantação das mesmas.

Entre novos admiradores e candidatos de edições anteriores, a iniciativa reuniu 140 munícipes e 19 organizações, que se dirigiram ao Viveiro Municipal do Porto para receber as suas árvores e arbustos destinados aos seus jardins.

Para quem não tem terreno, mas possui varanda, terraço ou pátio, este ano, podia candidatar-se a receber subarbustivas nativas, de 15 espécies distintas, que melhor se adaptam a pequenos espaços. Aqui também a adesão foi forte: 265 candidatos receberam 1.486 plantas: aboleira; açafate-de-prata; bocas-de-lobo; bocas-de-lobo-das-areias; erva-ursa; funcho-do-mar; limónio; marcetão; margarida; milefólio; mil-em-rama; nepeta; nêveda; salva-do-Sul; trovisco-macho. Esta plantas sustentam insetos polinizadores e promovem a biodiversidade local.

Fotos dos dias de entregas: 28, 30 de abril; 5, 7 de maio;  3 e 4 de junho | Créditos: ©2021CRE.Porto

A iniciativa “Se tem um Jardim Temos Uma Árvore Para Si” resulta da parceria entre o Município do Porto e o FUTURO – Projeto das 100.000 Árvores na Área Metropolitana do Porto, ao abrigo do CRE.Porto.