A 5ª edição do “Se tem um jardim temos uma árvore para si” incluiu uma novidade que contemplou as varandas, pátios ou terraços do Município do Porto e, nos dias 3 e 4 de junho, a equipa do programa voltou a reunir-se no Viveiro Municipal do Porto para entregar no total 1.435 plantas nativas de pequeno porte, a 261 candidatos que viram a sua candidatura aprovada.

Os portuenses que não foram indiferentes à iniciativa, contudo sem terreno para acolher árvores e arbustos ou participantes de edições anteriores em que os seus jardins já se encontram bem preenchidos, usufruíram de uma oferta de entre 16 espécies, todas nativas, que melhor se adequam a vasos e canteiros. Os candidatos levaram para as suas residências ou organizações: a aboleira (Digitalis thapsi), o açafate-de-prata (Lobularia maritima), a bela-luz (Thymus mastichina), a boca-de-lobo (Antirrhinum graniticum), a boca-de-lobo-das-areais (Antirrhinum cirrhigerum), a erva-ursa (Thymus pulegioides), o funcho-do-mar (Crithmum maritimum), o limónio (Limonium vulgare), o marcetão (Santolina rosmarinifolia), a margarida (Bellis perennis), o milefólio (Achillea millefolium), a mil-em-rama (Achillea ageratum), a nepeta (Nepeta tuberosa), a nêveda (Calamintha nepeta), a salva-do-sul (Salvia sclareoides) e o trovisco-macho (Euphorbia characias). Enquanto uns candidatos vieram preparados já com uma lista do seu pedido, outros deixaram-se levar pelos seus sentidos e surpreenderam-se com a beleza das plantas que já estavam floridas, com as cores das folhas e com os aromas agradáveis de algumas.

Foi assim uma oportunidade para divulgar mais plantas características da nossa flora e suscitar cada vez mais o interesse e curiosidade para estas espécies, todas elas com o seu valor ornamental, outras ainda com usos medicinais e alimentares, mas que também irão atrair e promover os polinizadores que passem pela cidade e nela permaneçam um pouco mais.

Se recebeu plantas e quiser mostrar os seus canteiros nativos, partilhe connosco através de um registo fotográfico por e-mail (umaarvoreparasi@gmail.com), ou marcar com a hashtag #1arvoreparasi e postar publicamente nas redes sociais.

O “Se tem um jardim temos uma árvore para si” é uma iniciativa do Município do Porto no âmbito das suas Estratégias Municipais para o Ambiente e de Mitigação e Adaptação às Alterações Climáticas e desenvolve-se no contexto do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. Em conjunto, queremos desenvolver na cidade do Porto uma nova e robusta infraestrutura verde, que consiga melhorar de forma substancial a qualidade de vida dos nossos cidadãos e transformar o Porto numa cidade afirmativamente mais verde e mais sustentável.