A penúltima Rota das Árvores do Porto será no sábado, dia 18 de junho, e levará os participantes numa viagem ao Jardim do Passeio Alegre para desvendar as árvores que lá habitam.

Inaugurado em 1892, e com desenho do arquiteto paisagista Jerónimo Monteiro da Costa, este jardim oitocentista, construído sobre terrenos conquistados ao rio Douro, é o mais “oceânico” de todos os jardins portuenses, um verdadeiro cartão de visita do Porto para quem a ele chega por via marítima. O seu perfil é incomparável, e inconfundível, relativamente a qualquer um dos muitos outros existentes na cidade, o que se deve, largamente, à grande concentração de palmeiras-das-canárias e de araucárias-de-norfolk que encerra, ambas nativas, como os seus nomes indicam, de além-mar, de ilhas isoladas pelas águas do Atlântico e do Pacífico. Não são, no entanto, as únicas com essa origem insular existentes neste jardim, há, assim, outras para revelar. E se uma delas é “fogosa” e com um “coração de ferro”, de paragens longínquas e, no entanto, tão “próximas” de Portugal, outra é delicada e vistosa, emanando a sua floração um doce aroma a flor de laranjeira. Será que consegue adivinhar quais são? E de que ilhas virão?

Em contagem decrescente para entrar no verão e quase a terminar uma belíssima edição da Rota das Árvores do Porto, repleta de encontros com as esplendidas árvores dos espaços verdes da cidade, ainda tem oportunidade de conhecer e ver por si estes encantos majestosos e floridos. Não perca, inscreva-se! 😊

A abertura das inscrições é no dia 10 de junho às 21h00, aqui. (As inscrições são efetuadas unicamente através do formulário respetivo.)

A “Rota das Árvores do Porto” é uma iniciativa do Município do Porto integrada no FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, e enquadra-se no projeto Florestas Urbanas Nativas no Porto – FUN Porto. Colabora o Arquiteto João Almeida.