O “Dia da Terra” foi celebrado nos jardins do Conservatório de Música do Porto (CMP) e do Agrupamento de Escolas Rodrigues de Freitas no passado dia 29 de abril (porque na data oficial, 22 de abril, esteve mau tempo). Agora os jardins têm sete novas árvores nativas, produzidas no Viveiro do FUTURO, que enaltecem as boas ações em prol da nossa biodiversidade.

Durante a manhã, a representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Conservatório de Música do Porto (APEECMP), juntamente com a Coordenadora do projeto Eco-Escolas do CMP dedicaram um momento de reflexão sobre a importância das árvores para o equilíbrio do ecossistema e para o bem-estar de todos. Sob as indicações de como bem plantar uma árvore, instalaram 2 aveleiras (Corylus avellana), 3 medronheiros (Arbutus unedo) e 2 zelhas (Acer monspessulanum).

As turmas participantes assumiram a responsabilidade de adotar e cuidar das árvores plantadas e elaborar placas de identificação, para que estas fiquem bem visíveis. Já a APEECMP e o CMP contribuíram para o seu bom desenvolvimento construindo uma vedação protetora à volta de cada árvore.

Muito obrigada pelo tempo dedicado e à promoção das espécies nativas em meio urbano. 😊

Esta ação contribuiu para os objetivos do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto e foi dinamizada no âmbito do plano de atividades da APEECMP e do programa Eco-Escolas do Conservatório de Música do Porto. Contou com a colaboração da Câmara Municipal do Porto e do CRE.Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa – Porto e pela Área Metropolitana.