As candidaturas da 5ª edição do “Se tem um jardim, temos uma árvore para si” terminam no próximo dia 5 de abril, mas ainda vai a tempo de candidatar o seu jardim na cidade do Porto e receber até 10 árvores e arbustos nativos.

Nesta edição, existe para oferta sete espécies diferentes: o medronheiro, a bétula-portuguesa, o lódão, o pilriteiro, o cipreste, a macieira-brava e a gilbardeira. São plantas que, para além de embelezarem os nossos espaços, proporcionam inúmeros benefícios para si e para a cidade! Ter a oportunidade de plantá-las e mantê-las na cidade por longos anos permite usufruir do contributo inigualável para a melhoria da qualidade do ar, da redução da temperatura na cidade em picos de calor, do sequestro de carbono, da regulação da água, da conservação do solo e da promoção da biodiversidade. Por tudo isto e muito mais, é que ao longo dos tempos se têm estabelecido elos entre o bem-estar do ser humano e a natureza, que urgem em perdurar.

Contudo se não tiver terreno (jardim ou quintal), este ano tem a possibilidade de candidatar a sua varanda ou pátio para receber plantas nativas pequenas que se adaptam melhor a pequenos espaços.

Para candidatar o seu jardim ou varanda necessita de ser residente ou uma organização sediada no concelho. Se for munícipe, necessita de ter o “Cartão Porto.”. Se ainda não o possuir, pode realizar o pedido do seu cartão (aqui) e, com o número que lhe é atribuído via e-mail, pode candidatar-se. A submissão do pedido do cartão demora cerca de 5 minutos.

Todas as informações sobre como participar, escolher quais as melhores árvores para si e realizar a sua candidatura estão no site “Se tem um jardim, temos uma árvore para si”. Se tiver dúvidas ou deseja esclarecer alguma questão, envie-nos um email para umaarvoreparasi@gmail.com 

Esta é uma iniciativa do Município do Porto no âmbito das suas Estratégias Municipais para o Ambiente e de Mitigação e Adaptação às Alterações Climáticas e desenvolve-se no contexto do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. Em conjunto, queremos desenvolver na cidade do Porto uma nova e robusta infraestrutura verde, que consiga melhorar de forma substancial a qualidade de vida dos nossos cidadãos e transformar o Porto numa cidade afirmativamente mais verde e mais sustentável.