Foi na manhã de sábado, 19 de março, que um grupo de 20 voluntários se reuniu numa nova área FUTURO em Senande, em Paredes e, em menos de 3 horas, foram plantadas 287 novas árvores autóctones.

O restauro ecológico desta parcela de meio hectare, integrada no Parque das Serras do Porto, foi pertinente após ter sido feito o controlo de acácias (plantas invasoras) e eliminada uma grande densidade de eucalipto que dominava a área, para que comece a desenvolver-se um bosque nativo.

Os Voluntários do FUTURO, viram-se à altura do desafio, pois o terreno era em vertente inclinada e plantaram, perto de uma linha de água, amieiros e freixos e na restante área instalaram carvalhos, pilriteiros, medronheiros, azevinhos e loureiros, que irão promover a biodiversidade do local. O Vereador do Ambiente, Francisco Leal, e o Presidente da Junta de Freguesia de Aguiar de Sousa, Fernando Santos também participaram ativamente na plantação.

Os trabalhos foram auxiliados pelos expeditos Sapadores Florestais que ajudaram a cumprir, rapidamente e bem, a meta de plantação. No arranque da ação, dois técnicos do ICNF sensibilizaram o grupo sobre a prevenção de incêndios florestais.

Nesse dia, assinalou-se o Dia do Pai e a ação de plantação foi a preferência de uma família vinda de Vila Nova de Famalicão para participar juntos numa atividade na Natureza e mais voluntários estreantes também saíram do terreno com uma experiência que lhes deu bastante gosto em participar e que consideraram positiva.

Um muito obrigad@ por escolher envolver-se em ações de reflorestação e dedicar o seu tempo à floresta nativa! 😊

FOTOS |©2022CRE.Porto.malmeida, ©2022CRE.Porto.amourao, ©2022CMParedes.JCosta

Esta ação, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é organizada pela Associação de Municípios Parque das Serras do Porto, pela Câmara Municipal de Paredes e o CRE.Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto. As árvores e arbustos (todos nativos) são provenientes do programa Floresta Comum e do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.