A Mata da Quinta do Castelo foi palco da celebração do Dia da Árvore para crianças, e respetivas famílias, e colaboradores do Centro Infantil de Santa Maria da Feira, no passado domingo, dia 20 de março. Durante a manhã, 21 crianças tornaram-se exploradores do bosque que ali prospera e plantadores de árvores nativas.

O Vereador do Pelouro do Ambiente, Mário Jorge Reis, deu as boas-vindas a todos e logo de seguida os exploradores, guiados pela equipa do CRE.Porto, relembraram a importância que as árvores têm na floresta e para o ser humano, assim como foi apresentada a diversidade que existe na Mata e que eles puderam descobrir, recolhendo entusiasticamente material vegetal disperso no local. Despertando os diferentes sentidos, observaram os pormenores como cores, texturas e formas diferentes das folhas, que depois utilizaram com os elementos que encontraram no chão da mata, para criar postais divertidos e coloridos e levar para casa como recordação das árvores da Mata. Muito atentos, também conheceram mais sobre o ciclo de vida de uma árvore e como todos os seres vivos estão ligados na floresta, daí ser tão essencial proteger as árvores que neste dia se celebram.

Para terminar em grande, o grupo aprendeu a plantar uma árvore e contribuíram para a Mata com mais 10 medronheiros (Arbutus unedo), que ficaram identificados com placas criativas construídas pelas crianças, para eles cuidarem e seguirem o seu crescimento. A Mata para este grupo não é um lugar desconhecido, mas agora têm mais 10 motivos para continuar a visitá-la.

Agradecemos o entusiamo de todos e o tempo dedicado às nossas árvores e à floresta nativa! 😊

FOTOS | ©2022CRE.Porto.malmeida; ©2022CRE.Porto.amourao

Esta ação, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e pelo CRE.Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto. As árvores (todas nativas) são provenientes do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.