A próxima visita da Rota das Árvores do Porto acontecerá no dia 21 de maio, numa “volta” à Boavista, serão desvendadas as árvores que se erguem nos jardins da residência de Marta Ortigão Sampaio, na Praça Mouzinho de Albuquerque e no Cemitério de Agramonte.

Um cemitério oitocentista de 1855, um jardim público novecentista de 1906 e um jardim privado modernista de 1958; que poderão ter em comum estes três espaços com funções, dimensões e traçados tão distintos, para além da sua proximidade, localização na cidade e, curiosamente, os quase 50 anos de diferença existentes entre cada um? Qual será esse elemento tão especial e intemporal que os une? Que mais poderia ser, senão as muitas centenas de árvores e arbustos que no seu conjunto podemos encontrar, compreender e admirar. Ao longo deste passeio iremos ver que há árvores que “se vestem” de azul, outras que usam longas “saias”, que se enfeitam com “tulipas” ou se perfumam com “âmbar líquido”. Quem sabe, talvez, para assistir ao “casamento” que por ali todos os dias acontece, entre a Europa e América do Norte, e para o qual também todos fomos convidados. Vamos?

Só faltam três visitas para concluir a presente edição da Rota das Árvores do Porto. Aproveite para passar uma tarde em passeio por locais que provavelmente não lhe são desconhecidos, mas que têm surpresas para revelar sobre os seres magnificos que habitam estes locais, por isso, não deixe de tentar a sua inscrição.

A abertura das inscrições é esta sexta-feira, dia 13 de maio, às 21h00, aqui.  (As inscrições são individuais e efetuadas unicamente através do formulário respetivo.)

A “Rota das Árvores do Porto” é uma iniciativa do Município do Porto integrada no FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, e enquadra-se no projeto Florestas Urbanas Nativas no Porto – FUN Porto. Colabora o Arquiteto João Almeida.