Nos dias 12 e 13 de junho, 52 jovens participaram em duas ações de controlo de plantas invasoras na Escola Secundária Dr. Joaquim G. Ferreira Alves, em Vila Nova de Gaia. Inspirado pelos resultados pelo projeto LIFE Stop Cortaderia e motivado pelo projeto RELI – Recreio Escolar Livre de Invasoras, o Município de Vila Nova de Gaia quer capacitar a sua comunidade escolar sobre as plantas invasoras.

Com as vontades convergidas, reuniram-se duas turmas de alunos do sétimo ano e quatro docentes, mesmo antes do ano letivo terminar, para abrir caminho nesta problemática que está presente nos espaços verdes da escola. O alvo principal das ações de controlo foi a erva-das-pampas (Cortaderia selloana), antes de iniciar os trabalhos, os alunos conheceram as plantas invasoras o impacto negativo que estas têm na biodiversidade, aprenderam a identificar a invasora em questão e os métodos de controlo eficazes para a sua eliminação. Estabeleceu-se uma área de controlo para as duas ações e ambas as turmas, “arregaçaram as mangas”. Com muito trabalho de equipa e ânimo, conseguiram remover, através do arranque manual, 12 indivíduos de erva-das-pampas de médio e grande porte de um dos canteiros da escola. Contaram com o apoio de um jardineiro municipal que auxiliou o arranque e ensinou como bem utilizar as ferramentas disponiveis. Os participantes mostraram-se à altura do desafio. 😊 Houve ainda tempo para uma das turmas conhecer a invasora “tintureira” e eliminar os frutos desta grande erva, que também está presente na escola.

Nos próximos tempos, é pertinente monitorizar o trabalho alcançado e aumentar a área de controlo de invasoras neste recreio escolar. Até lá, fica o registo de um início muito produtivo, que demonstrou a motivação da comunidade educativa em desempenhar um papel ativo na eliminação das plantas invasoras presentes e em melhorar seus espaços verdes para que contribuam positivamente para o aumento da biodiversidade.

O projeto RELI – Recreio Escolar Livre de Invasoras é desenvolvido no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, em colaboração com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e o CRE.Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa – Porto e pela Área Metropolitana do Porto.