Critical TechWorks, empresa de sistemas de software para o BMW Group, incorpora a floresta nativa na sua agenda, tornando-se Mecenas HECTARE do projeto FUTURO – um projeto coliderado pela Universidade Católica Portuguesa no Porto e pela Área Metropolita do Porto (AMP). Um apoio que reverte na sua íntegra para a plantação e manutenção de espécies nativas numa área total de um hectare durante os próximos quatro anos, contribuindo para as mais de 130.000 já instaladas na AMP.

A Critical TechWorks junta-se aos Mecenas HECTARE com a missão de fazer crescer o território composto por floresta nativa na Área Metropolitana do Porto, ao abrigo do projeto FUTURO. É um apoio, durante quatro anos, que permite zelar por um hectare de área florestal em reconversão, com investimento direto nas operações de preparação de terreno, como também para o momento da plantação de árvores e arbustos nativos e na execução da monitorização ao local, de modo a garantir o sucesso de todas as intervenções. Estabelece-se o acordo ao longo de quatro anos, período mais crítico para que um jovem bosque se torne em floresta efetiva, sendo este o grande propósito que move o projeto.

A empresa do ramo tecnológico de automóveis com a motivação de ter impacto positivo na recuperação das florestas, assume o compromisso de cuidar de um hectare em Jancido, no Município de Gondomar, de uma extensa área que sofreu com incêndios florestais em agosto 2022. O Município, juntamente com o CRE.Porto – projeto FUTURO e associações locais (Moinhos de Jancido e APRISOF), estabeleceram um plano de rearborização com nativas para enaltecer e potenciar a recuperação ecológica do território, o qual foi possível com a integração da Critical TechWorks como mecenas.

Em março, cerca de 40 colaboradores, entusiasmados em fazer a diferença numa paisagem desoladora, mas repleta de potencial para o regresso do bosque nativo, plantaram 345 árvores e arbustos como: lódãos, medronheiros, jasmineiros-do-monte e periqueiros. Esta ação complementa um grande esforço realizado na época de plantação de 2023, em nove hectares, intervencionados em Jancido, com a plantação de quase 4.000 árvores nativas. A longo prazo, as árvores que agora se desenvolvem no hectare adotado pela entidade, irão proporcionar serviços de ecossistemas imprescindíveis como promover a fertilidade do solo, serem importantes para a regulação do ciclo hidrológico e dos nutrientes, sequestrar carbono, atrair mais seres vivos que façam daquele território o seu habitat e também inspirar o nosso bem estar e momentos de lazer próximo das espécies que constituem o capital natural da área.

O HECTARE é um programa de mecenato realizado no âmbito do projeto FUTURO, promovido pelo Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto, com a co-coordenação da Universidade Católica do Porto e da própria AMP. As árvores e arbustos (todos nativos) são provenientes do programa Floresta Comum e do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.