No dia 21 de janeiro realizou-se a formação técnica sobre a valorização económica e ambiental de espécies arbóreas nativas, no âmbito do Centro de Recuperação Paisagística do Vale do Leça (CRPVL), em Matosinhos.

Durante a tarde, o grupo, de 11 participantes, ficou a conhecer as boas práticas de cultivo e manutenção do sabugueiro (Sambucus nigra), um arbusto frondoso da nossa flora, que atrai e alimenta vários seres vivos, mas que também guarda nas suas flores e frutos o valor económico que lhe é atribuído. Pois são muito aromáticos e possuem várias propriedades benéficas para a nossa saúde, conseguindo ser rentabilizado para diversos fins, nomeadamente medicinais, culinários, para cosméticos e perfumaria.

Nos Campos Demonstrativos do CRPVL, os participantes instalaram 73 sabugueiros propagados por estacaria, realizada por Voluntários em 2022, assegurando uma boa caldeira para reter a água da rega e da chuva, essencial ao desenvolvimento desta espécie nativa.

Muito obrigad@ aos participantes pelo empenho demonstrado!

No próximo dia 28 de janeiro concretizam-se as duas últimas formações técnicas dedicados ao medronheiro, pinheiro-manso e sobreiro.

FOTOS | Créditos das fotografias: ©2023CRE.Porto.amourao; ©2023CRE.Porto.malmeida

O Centro de Recuperação Paisagística do Vale do Leça é uma iniciativa do Município de Matosinhos que pretende promover o restauro ecológico e valorização do vale do Leça. Este projeto contribui para os objetivos do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto e é desenvolvido em parceria com o CRE.Porto.