Na manhã de sábado, de 21 de janeiro, convidamos os Voluntários do FUTURO para a primeira ação de Voluntariado do ano 2023 na Serra de Santa Justa, em Valongo.

A ação contempla o controlo de plantas invasoras, com o foco na tintureira e acácia, que estão em expansão numa área plantada com nativas na época 2021/22. Durante a ação, vamos aproveitar para retirar os protetores que já não são necessários (das árvores que estão mais desenvolvidas) e proceder à retancha (substituição com novas árvores nativas) para colmatar alguns exemplares que não tenham sobrevivido. Esta ação de controlo é fundamental para promover o melhor desenvolvimento do bosque nativo que cresce nesta parcela de Santa Justa.

Junte-se ao grupo de Voluntários e marque a diferença no nosso território! 😊

Inscrições obrigatórias aqui.(Após a sua inscrição confirmada, enviaremos recomendações, coordenadas geográficas exatas e outras informações úteis para o seu e-mail.)

O transporte é da responsabilidade do voluntário.

A ação, enquadrada nas atividades do European Green Leaf 2022 e desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é organizada pelo Município de Valongo e o CRE.Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto. As árvores e arbustos (todos nativos) são provenientes do programa Floresta Comum e do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.