No dia 2 de julho de 2022 realizou-se uma ação de voluntariado para produzir árvores nativas, no Viveiro do Leça, localizado no Parque Ecológico Monte S. Brás, Matosinhos.

Os oito voluntários, provenientes de Matosinhos, Porto e Gondomar, foram recebidos pela equipa técnica do Centro de Recuperação Paisagística do Vale do Leça (CRPVL) que, depois das boas-vindas, apresentou as quatro componentes de atuação do projeto: campo demonstrativo; arboreto; viveiro de espécies nativas ripícolas; e bolsa de voluntariado e capacitação. O intuito do projeto é promover e contribuir para o restauro ecológico do Vale do Leça e envolver o cidadão na transformação do território.

Durante a sessão, Miguel Ramos, investigador e consultor na área da propagação de plantas, deu a conhecer o método de estacaria em duas espécies nativas: a borrazeira-preta, também conhecida como salgueiro-preto (Salix atrocinerea); e o sabugueiro (Sambucus nigra). Ambas as espécies são relevantes por serem árvores espontâneas da região, pela sua capacidade de fixação e estabilização de margens ribeirinhas e de absorção de substâncias poluentes na água. A aplicação desta técnica de propagação é vantajosa nestas espécies, uma vez que quando semeadas apresentam uma taxa de germinação muito reduzida e assim, pode-se garantir uma maior taxa de sucesso de reprodução das plantas, que poderá variar entre 60 e 80%.

Foi uma manhã de grande aprendizagem e partilha de conhecimento que resultou em 664 estacas, que agora irão criar raiz, continuar o seu desenvolvimento e estarão prontas para ir para o terreno na próxima época de plantação. Muito obrigada aos voluntários que dedicaram o seu tempo ao bosque ripícola do Vale do Leça!

O melhor está para vir! 😊

FOTOS | ©2022CRE.Porto.malmeida; ©2022CRE.Porto.amourao; ©2022CAndrade

O Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do Leça é um dos componentes essenciais do Centro de Recuperação Paisagística do Vale do Leça. Este projecto contribui para os objetivos do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto e é promovido pelo Município de Matosinhos em parceria com a equipa do CRE.Porto.