Na agradável tarde de sábado, 4 de junho, 36 participantes reuniram-se para uma ação de voluntariado florestal na Serra de Santa Justa, em Valongo, inserida na programação dos “Encontros com o Parque”.

As boas-vindas ao grupo foram transmitidas pela representante da Associação de Municípios Parque das Serras do Porto, que deu a conhecer o trabalho realizado nesta Paisagem Protegida Regional. Um trabalho que é possível com a colaboração de parceiros como a Portucalea – Associação Florestal do Grande Porto, nomeadamente através das suas equipas de Sapadores Florestais, a Lipor com o seu programa Metro Quadrado e o CRE.Porto, que enfatizou a importância do envolvimento ativo do cidadão no estabelecimento de áreas florestais nativas.

A ação contemplou três tarefas de manutenção da área plantada no passado mês de março: colocar estacas nas jovens árvores nativas, de modo a sinalizá-las e a protegê-las do pisoteio indesejado ou corte; enriquecer o solo com o composto “Nutrimais”; e ainda fazer o controlo de plantas invasoras, nomeadamente de acácias que se encontram no perímetro da área. Ao longo dos últimos anos, as acácias têm sido alvo de ações de controlo para diminuir a sua abundância e densidade no Parque.

Rostos conhecidos, caras novas, jovens e pequenos exploradores sem receio de sujar as mãos, todos com muita vontade, abraçaram rapidamente as tarefas e conseguiram estacar 200 árvores, colocar composto nas caldeiras das árvores e todos terminaram a arrancar e descascar acácias, com muito empenho e paciência. Algumas plantas de háquea-picante, outra espécie invasora, também foram eliminadas.

Foi uma tarde muito bem passada, com os voluntários a aprenderem mais sobre as espécies nativas e sobre os desafios que se encontram no terreno para a conservação e gestão da floresta nativa. Também foi mais um momento gratificante por ver a mobilização da comunidade que quer agir em prol da restauração ecológica do Parque das Serras do Porto.

Obrigad@ a tod@s pela participação e dedicação na preservação da biodiversidade da floresta nativa, até breve! 😊

FOTOS |©2022CRE.Porto.malmeida e ©2022CRE.Porto.amourao

A ação, enquadrada nas atividades do European Green Leaf 2022 e desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é organizada pelo Município de Valongo, Associação de Municípios Parque das Serras do Porto, Lipor, Portucalea e o CRE.Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto.