No Centro de Recuperação Paisagística do Vale do Leça (CRPVL), no Município de Matosinhos, promoveram-se duas ações de voluntariado para o público geral e para a bolsa municipal de voluntários, no passado dia 18 de dezembro 2024 e 15 de janeiro do ano corrente, para a comunidade ter oportunidade de contribuir com o seu auxílio nos cuidados de manutenção das espécies nativas que crescem no Viveiro do Leça.

Foram 14 participações voluntárias e mais de 33 horas dedicadas a envasar espécies nativas como o medronheiro (Arbutus unedo), a gilbardeira (Ruscus aculeatus), a bétula (Betula pubescens) e o pilriteiro (Crataegus monogyna). Plantas que se encontravam em tabuleiros e vasos com pouco volume e estavam a necessitar de um novo contentor (maior do que o original) e substrato nutritivo para continuarem o seu bom desenvolvimento, até serem plantadas nos seus locais definitivos do concelho de Matosinhos ou em áreas no restante território que acompanha o rio Leça.

O grupo passou duas belas manhãs, em convívio, e conheceu mais sobre as características e algumas histórias e usos associados às espécies da flora nativa abordada nas ações, assim como o trabalho do CRPVL nas suas diversas componentes.

Obrigad@ a tod@s pela colaboração e interesse nas espécies nativas da região. 😊

FOTOS: 18 dezembro 2024 e 15 janeiro 2025 | Créditos: ©2024CRE.Porto.amourao e ©2024CRE.Porto.malmeida

O Centro de Recuperação Paisagística do Vale do Leça é uma iniciativa do Município de Matosinhos que pretende promover o restauro ecológico e valorização do vale do Leça. Este projeto contribui para os objetivos do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto e é desenvolvido em parceria com o CRE.Porto.