Na agradável tarde de 17 de fevereiro, a Garcia Garcia – Design & Build, Mecenas do programa HECTARE, reuniu 66 colaboradores que plantaram 255 árvores e arbustos autóctones no Monte Padrão, em Santo Tirso.

A empresa, ligada a Santo Tirso desde a sua génese, motivada em marcar a diferença, adotar políticas mais sustentáveis e ter um envolvimento ativo no local onde permanecem sediados, assumiu um apoio de quatro anos de um hectare da área FUTURO do Monte Padrão. Para assinalar este compromisso no terreno, um grupo de colaboradores da Garcia Garcia participou no adensamento de uma área do bosque nativo que cresce no Monte  Padrão e que abrange exemplares bem estabelecidos de medronheiro (Arbutus unedo) e sobreiros (Quercus suber).

Nas boas-vindas ao terreno, contaram com a presença da Vereadora Ana Maria Ferreira que enalteceu o importante papel enquanto empresa para esta causa ambiental e a ação de plantação foi também executada com os parceiros do projeto de longa data, a Associação dos Silvicultores do Vale do Ave e a sua equipa de Sapadores Florestais. Os voluntários, cheios de energia e em trabalho de equipa, dividiram-se pela área e plantaram carvalho-alvarinho (Quercus robur), gilbardeira (Ruscus aculeatus), lentisco (Phillyrea angustifolia), zelha (Acer monspessulanum), murta (Myrtus communis), folhado (Viburnum tinus) e azevinho (Ilex aquifolium). A tarde acabou em cheio, com a meta cumprida e um lanche convívio com delícias tradicionais tirsenses.

A Garcia Garcia, enquanto mecenas HECTARE, viabilizou a instalação de mais espécies nativas neste bosque em desenvolvimento, enriquecendo o local, e que nos próximos anos será mantido e monitorizado para assegurar o desenvolvimento de um bosque resiliente.

Muito obrigada por investirem nas nossas espécies e dedicarem o vosso tempo à floresta nativa! 😊

FOTOS | ©2023CRE.Porto.malmeida e ©2023CRE.Porto.amourao

Esta ação, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pela Câmara Municipal de Santo Tirso, CRE.Porto e a ASVA – Associação dos Silvicultores do Vale do Ave. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto. As árvores e arbustos (todos nativos) são provenientes do programa Floresta Comum e do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.