No ano letivo de 2019/2020, o NSA integrou 35 estabelecimentos de ensino dos 17 municípios da AMP, do pré-escolar ao ensino secundário, contando com 72 docentes e 1502 alunos. Com o apoio por parte dos técnicos dos municípios da AMP, foi possível alargar a comunidade educativa do NSA na edição de 2020/2021, agregando em 44 escolas, das quais envolveram-se 83 docentes e aproximadamente 1600 alunos. Apesar das condicionantes impostas pelo COVID-19, os professores e educadores adaptaram-se e saíram para a Natureza, realizando mais de 75 aulas ao longo destas duas edições. Para a realização das atividades os professores e educadores contaram com um conjunto de 9 Guiões Orientadores, nos quais são disponibilizadas 48 propostas de atividades de várias disciplinas (e.g., Ciências Naturais, Geografia, Biologia e Geologia, etc.).

Com o final de cada edição, foi realizada a avaliação da implementação do projeto, particularmente no que diz respeito à operacionalização dos referidos guiões, tendo sido realizadas, para tal, entrevistas (2019/2020) e um inquérito online (2020/2021) aos docentes da comunidade educativa dos vários municípios da AMP. Estes realçam a pertinência da abordagem de ensino-aprendizagem ao ar livre, salientando que as atividades propostas se encontram alinhadas com o paradigma educativo atual e que promovem o sucesso e motivação escolares dos alunos.

Conheça melhor todo o trabalho realizado no relatório de balanço aqui.

“A Natureza é a melhor Sala de Aula” é um projeto do CRE.Porto implementado em parceria com os Municípios de Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia. O CRE.Porto – Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto – é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto.