Setembro marca o início de uma nova época escolar e “A Natureza é a melhor Sala de Aula” (NSA), o projeto do CRE.Porto que fortalece a ligação com a Natureza e a promove como ferramenta de aprendizagem e exploração na comunidade escolar na Área Metropolitana do Porto, esteve presente em dois eventos que têm em vista a divulgação de programas educativos.

No passado dia 2 de setembro, a equipa CRE.Porto apresentou resultados exploratórios do projeto NSA no XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, em Braga. Através da comunicação oral intitulada “O papel das atitudes e comportamentos pró-ambientais no envolvimento na escola de adolescentes”, foi possível não só divulgar o projeto educativo à comunidade científica, bem como evidenciar a influência positiva que as atitudes e comportamentos pró-ambientais tendem a manifestar sobre o envolvimento escolar de alunos no 2º e 3º ciclo.

O CRE.Porto também participou, no arranque do ano letivo 21/22, nas XII Jornadas de Educação promovidas pelo Município de S. João da Madeira, com a apresentação do projeto NSA a um vasto público de professores, educadores e outros técnicos. A Marisa Costa, coordenadora do NSA, aproveitou a oportunidade para partilhar as raízes e as componentes-chave deste projeto educativo, destacando alguns dos principais resultados exploratórios que derivam da ação-investigação desenvolvida ao longo das três edições do projeto e que sublinham a relevância da sua continuidade.

“A Natureza é a melhor Sala de Aula” é um projeto educativo do CRE.Porto – Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto.