Na manhã de 24 de maio, a Escola Básica D. António Ferreira Gomes, em Ermesinde (Valongo), foi palco de uma envolvente aula na Natureza que se debruçou sobre a temática dos polinizadores. Esta atividade, dinamizada pelo CRE.Porto e que envolveu a participação de duas entusiásticas turmas, de 5º e 6º ano, fez parte da 7ª edição dos “Encontros com o Parque”, iniciativa promovida pela Associação de Municípios Parque das Serras do Porto.

No total, 43 alunos, acompanhados por 4 docentes, mergulharam numa imersiva experiência educativa na Natureza. Sob uma abordagem leve e descontraída, os alunos aprenderam sobre a importância dos polinizadores para o equilíbrio dos ecossistemas e na produção de alimentos. Já sensibilizados para a necessidade de criar espaços verdes onde os polinizadores possam encontrar alimento, seguiram para a criação de um jardim de flores dentro do recinto escolar. Rapidamente os alunos começaram a observar insetos polinizadores a aparecer no jardim e este ainda nem estava terminado! A mosca-das-flores foi a primeira a ser avistada e, logo de seguida, receberam também a visita de uma borboleta, entre outros insetos.

Os polinizadores, na sua maioria insetos, mas que também inclui espécies de outros grupos distintos de animais, ajudam as plantas a reproduzirem-se. Em troca, geralmente, as plantas oferecem-lhes alimento. Enquanto se alimentam nas flores, os polinizadores ficam cobertos de pólen – que contem as células sexuais masculinas das plantas. Esses grãos de pólen agarrados ao corpo dos polinizadores são transferidos, por exemplo, para outra flor da mesma espécie, promovendo a união das células reprodutoras masculinas com a femininas, o que originará um fruto com uma ou mais sementes no seu interior. Posteriormente, as sementes poderão dar origem a novas plantas.

Os polinizadores não são cruciais apenas para a reprodução vegetal. Também nós humanos dependemos deles: sem polinizadores não existiriam muitos dos frutos e sementes que tanto usamos na nossa alimentação (ex. batata, maça, etc.). Infelizmente, os polinizadores estão sob ameaça devido à agricultura intensiva, ao uso descontrolado de pesticidas e herbicidas, à expansão urbana e às alterações climáticas. A necessidade de manter espaços com flores, das quais os polinizadores se alimentam, é crucial para que estes não desapareçam.

Esta aula na Natureza foi muito enriquecedora. Os alunos não só aprenderam sobre a importância dos polinizadores, como também contribuíram ativamente para a criação de um ambiente escolar mais sustentável e acolhedor para estes pequenos “heróis” da Natureza. A experiência certamente deixará uma marca duradoura e fomentará uma maior consciência ambiental nos alunos.

FOTOS e reels | Créditos das fotografias: ©2024CRE.Porto.amourao e ©2024CRE.Porto.sferreira ©2024ParquedasSerrasdoPorto.RViterbo

Esta atividade, desenvolvida no âmbito do projeto “A Natureza é a melhor Sala de Aula” (NSA) e integrada na iniciativa “Encontros com o Parque”, foi organizada pelo CRE.Porto e pelo Parque das Serras do Porto. O NSA é um projeto educativo do CRE.Porto, rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa – Porto e pela Área Metropolitana do Porto.