Na tarde do dia 11 de maio, dinamizou-se a última ação CRE.Porto integrada na iniciativa ibérica, Semana sobre Espécies Invasoras Portugal & Espanha 2024, em colaboração com o Município de Santa Maria da Feira, na distintiva área FUTURO que praticamente dispensa de apresentações: a Mata da Quinta do Castelo.

Este local emblemático do concelho ainda necessita de ações de controlo de plantas invasoras, uma vez que o banco de sementes desta área permanece abundante e torna-se pertinente ir eliminando a nova rebentação para não deixar que estes indivíduos se desenvolvam em árvores maduras produtoras de mais sementes.

Com as boas-vindas do Vereador do Ambiente, Mário Jorge Reis, coube aos Escuteiros do Agrupamento 640 do Corpo Nacional de Escutas – Santa Maria da Feira e às suas famílias, que se juntaram para a ação, um grupo de 61 Voluntários, realizar o arranque manual das plantas invasoras presentes na área. As invasoras dominantes e os alvos de controlo foram o eucalipto e a austrália (Acacia melanoxylon). Desde os pequenos Lobitos aos Caminheiros, eliminaram centenas de rebentos e árvores jovens e, assim, libertaram área para as espécies nativas. Foi possível também remover uma erva-das-Pampas (Cortaderia selloana), várias tintureiras (Phytolacca americana) e plântulas da falsa-árvore-de-incenso (Pittosporum undulatum). O trabalho de controlo exige dedicação e persistência para arrancar toda a raiz da planta, mas onde a sua importância se faz realçar quando se avistam os medronheiros (Arbutus unedo), azereiros (Prunus lusitanica), teixos (Taxus baccata) e azevinhos (Ilex aquifolium), plantados em anos anteriores, que prosperam neste bosque nativo em crescimento e essencial para a região.

Foi um momento bastante produtivo que deu a conhecer ao grupo a problemática das plantas invasoras e que os deixou muito motivados para continuarem a cuidar da Mata da Quinta do Castelo.

Muito obrigada a todos os participantes pelo vosso contributo para a saúde da nossa floresta nativa. 😊

FOTOS | Créditos: ©2024CRE.Porto.malmeida; ©2024CRE.Porto.amourao

Esta ação, desenvolvida no âmbito do projeto FUTURO e integrada na 4ª edição da Semana sobre as Espécies Invasoras, Portugal & España, foi organizada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e o CRE.Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa – Porto e pela Área Metropolitana do Porto.