O Município do Porto promoveu a 6ª edição do programa “Se tem um jardim temos uma árvore para si” e contribuiu com mais 1.040 árvores e arbustos nativos na cidade, através da sua plantação em jardins privados de 176 munícipes e organizações. Especialmente importante para o aumento e valorização da flora nativa no concelho do Porto e os seus benefícios em meio urbano, a cidade também beneficiou de 2.365 plantas subarbustivas, igualmente oferecidas, a munícipes e organizações que mesmo sem espaço verde, contribuíram para a biodiversidade com os seus terraços e varandas.
De abril a junho de 2025 decorreu a 6ª edição da iniciativa da Câmara Municipal do Porto “Se tem um jardim, temos uma árvore para si” em que residentes da cidade, portadores do Cartão Porto, e organizações sediadas no concelho do Porto com jardins ou quintais, puderam candidatar-se a receber até 10 árvores e arbustos nativos das espécies : bétula, lódão, pilriteiro, teixo, gilbardeira, urze-branca, torga e cipreste (espécie mediterrânica). Quem não tem terreno, mas tem varanda, terraço ou pátio pôde acolher até 5 nativas de porte subarbustivo como: a madressilva, o milefólio, a relva-do-olimpo, o tomilho, a torga e a urze-vermelha.
Em menos de três dias, na fase de submissão de candidaturas, a iniciativa esgotou, com 1.007 pedidos – um momento recorde na sua história – que evidenciou o interesse dos portuenses na flora nativa e em promover a biodiversidade nos seus espaços. Objetivos que o Município do Porto promove com esta iniciativa e que contribui diretamente para o valor ecológico e resiliência da estrutura verde da cidade, reforçando as Estratégias Municipais para o Ambiente e de Mitigação e Adaptação às Alterações Climáticas.
O Centro de Educação para a Sustentabilidade da Quinta do Covelo ao longo de seis dias, em maio e junho, convidou os munícipes e representantes de organizações, das 911 candidaturas aprovadas, a receberem as suas plantas nativas e entregou entusiasticamente 1.040 árvores e arbustos nativos e 2.365 plantas subarbustivas para os portuenses plantarem nos seus espaços verdes e terraços/varandas, respetivamente. Resultando em 3.405 novas plantas nativas, distribuídas pelas freguesias do concelho, que irão adornar e contribuir para os ciclos da natureza, vitais a todos os cidadãos.
As seis edições da iniciativa (2016, 2017, 2018, 2021, 2022 e 2025) somam um total de 10.307 árvores e arbustos nativos oferecidos para plantação nos espaços privados na cidade do Porto. Uma iniciativa que regressa sempre com uma excelente adesão da comunidade, que perpétua a sua relevância para o concelho. Um Porto com mais biodiversidade, com o contributo de todos.
A iniciativa “Se tem um Jardim Temos Uma Árvore Para Si” resulta da parceria entre o Município do Porto e o FUTURO – Projeto das 100.000 Árvores na Área Metropolitana do Porto, ao abrigo do CRE.Porto.