No dia 7 de dezembro, realizou-se uma formação técnica sobre a valorização económica e ambiental de espécies nativas do Centro de Recuperação Paisagística do Vale do Leça (CRPVL), em Matosinhos. O destaque foi para o fruto do medronheiro (Arbutus unedo).

Com a ação de formação, os 7 formandos aprofundaram as características do medronheiro, o seu valor ecológico, as boas práticas de manutenção e a recolha do medronho. A compota e a produção de aguardente foram dois produtos abordados e produzidos como exemplos da transformação e conservação em produtos alimentares do medronho.

Nos campos demonstrativos do CRPVL, o grupo observou as particularidades do medronheiro como as fases de floração e frutificação, que ocorrem simultaneamente nesta espécie nativa, que é uma fonte de alimento importante para os seres vivos no outono e inverno.

O medronheiro apresenta-se como uma espécie muito robusta no ecossistema e também com muito potencial económico em grande escala, ou para consumo próprio, um dos motivos que atraiu os formandos para futuramente aplicar nas suas produções.

Obrigad@ pelo interesse em saber mais sobre as espécies nativas do território. 😊

FOTOS | Créditos das fotografias: ©2024CRE.Porto.amourao

Esta ação de capacitação é desenvolvida no âmbito do Centro de Recuperação Paisagística do Vale do Leça, uma iniciativa do Município de Matosinhos que pretende promover o restauro ecológico e valorização do vale do Leça. Este projeto contribui para os objetivos do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto e é desenvolvido em parceria com o CRE.Porto.