A última ação de voluntariado de 2024 com os Voluntários do FUTURO realizou-se no dia 7 de dezembro, no território do Parque das Serras do Porto, na área em restauro de Gondomar, Mont’Alto e contemplou o controlo de uma espécie invasora: a Hakea decurrens.
O grupo, compostos por 13 voluntários concentrou-se no arranque manual de plântulas de háquea-picante (Hakea decurrens). A espécie invasora é originária da Austrália, distinta pelas suas características de crescimento rápido e a sua capacidade de formar densos matagais impenetráveis e tem uma elevada capacidade de propagação por semente, o que a torna uma ameaça significativa para a biodiversidade dos locais invadidos. Uma das principais consequências causadas pela Hakea decurrens é a alteração do ciclo de nutrientes do solo. A planta invasora liberta compostos que inibem a germinação de outras espécies à volta, criando um ambiente propício apenas para o seu crescimento. Esse efeito, conhecido como alelopatia, compromete a diversidade e o funcionamento do ecossistema.
Assim, foi essencial este contributo para manter a área florestal sem o desenvolvimento de novas háqueas-picante, que surgem devido ao banco de sementes deixado no solo, para permitir que a vegetação nativa cresça.
A partir de janeiro 2025 iremos ter mais ações de restauro ecológico abertas à comunidade. Esperamos por si. 😊
Obrigad@ pelo tempo dedicado às espécies nativas!
FOTOS | Créditos: ©2024CRE.Porto.malmeida
Esta ação é desenvolvida no âmbito do projeto LIFE Serras do Porto. É organizada pela Associação de Municípios Parque das Serras do Porto, Município de Gondomar e o CRE.Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto.