No dia 28 de Fevereiro, os membros da Comunidade NSA, que é constituída pelos(as) professores(as), educadores(as) e técnicos(as) municipais que integram o projeto “A Natureza é a melhor Sala de Aula”, aprofundaram os seus conhecimentos sobre líquenes numa ação de formação promovida pelo CRE.Porto. A Dr.ª Sofia Pereira, bióloga e investigadora na  Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, conduziu esta formação intitulada “Os Líquenes como Bioindicadores Ambientais”.

Todos os meses, a Comunidade NSA encontra-se online para explorar um novo tema relacionado com a Natureza.

Há quem confunde líquenes com musgos. No entanto, os líquenes são seres vivos que resultam de uma simbiose entre fungos e organismos fotossintéticos, nomeadamente algas ou cianobactérias. Nesta associação simbiótica, o fungo recebe nutrientes produzidos por fotossíntese pelo organismo fotossintético e este recebe proteção por parte do fungo. Esta simbiose permite que ambos os seres consigam sobreviver em ambientes onde não seria possível caso esta união não existisse. Os líquenes são encontrados em praticamente todos os ecossistemas. Para além de terem propriedades bastante atrativas para as áreas da farmacêutica, perfumaria, tinturaria e culinária, funcionam também como bioindicadores da qualidade do ar. Diferentes espécies têm diferentes sensibilidades à poluição atmosférica, sendo que as mais sensíveis tendem a desaparecer dos locais mais contaminados. Assim, tendo por base a monitorização da biodiversidade dos líquenes de um local, é possível inferir sobre a qualidade do ar dessa região. Por isso, lembre-se que, se estiver num local com uma grande diversidade de líquenes, isso significa que a qualidade do ar nessa zona é boa. Aproveite para usufruir desse ambiente porque é cada vez mais raro!

“A Natureza é a melhor Sala de Aula” é um projeto educativo promovido pelo CRE.Porto – Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa (UCP) e pela Área Metropolitana do Porto, em colaboração com os Municípios da região e o Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH) da UCP.