No próximo dia 6 de junho, ao fim da tarde, realizar-se-á uma ação de controlo de plantas invasoras no Parque da Cidade de Vale de Cambra. A ação integra a celebração do Dia Mundial do Ambiente (5 de junho) do Município de Vale de Cambra, que através do seu Centro de Educação Ambiental promove uma semana repleta de atividades, de 31 de maio a 6 de junho, de sensibilização e ação, quer para a comunidade escolar quer para o público em geral, de modo a cultivar o gosto pela Natureza e a proteção do ambiente que alberga a vida no nosso planeta.

Nesta ação, pretende-se explorar a problemática das plantas invasoras, perceber a magnitude das suas consequências negativas para o nosso ecossistema e agir de forma ativa para a proteção do Parque da Cidade, através do controlo de duas invasoras lá presentes: a erva-das-pampas e a tintureira. O Voluntário terá um papel relevante para não deixar que esta invasão se agrave, pois, ao eliminar estes indivíduos estará a contribuir positivamente para diminuir a dispersão das invasoras pelo parque e na área envolvente.

As espécies invasoras são umas das grandes ameaças à biodiversidade, mas o cidadão pode fazer a diferença, conhecendo-as e atuando corretamente sobre elas. Junte-se ao grupo de Voluntários e vamos retribuir o muito que o ambiente nos proporciona. E, se ainda não conhece este espaço verde da Área Metropolitana do Porto é uma ótima oportunidade para o visitar. Contamos consigo? 😊

Inscrições: ceavc@cm-valedecambra.pt ou 913412214

Vagas limitadas a 15 voluntários. (Após a sua inscrição confirmada, enviaremos recomendações, coordenadas geográficas exatas e outras informações úteis para o seu e-mail.)

O transporte é da responsabilidade do voluntário.

O programa completo da Semana Ambiente ’24 do Município de Vale de Cambra pode ser consultado aqui.

Esta ação, desenvolvida no âmbito do projeto FUTURO, integrada na Semana Ambiente ’24 de Vale de Cambra, é organizada pelo Município de Vale de Cambra e o CRE.Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto.