Está lançada a terceira edição da Rota das Árvores do Porto: a primeira visita decorre já no próximo dia 16 de outubro com o mote “Regresse à Expo de 1865”. As inscrições abrem no dia 8 de outubro às 21h00.

Outubro assinala o regresso da tão aguardada Rota das Árvores do Porto promovida pela Câmara Municipal do Porto. A rota proporcionará dez visitas guiadas, ao longo de dez meses, a distintos parques e jardins municipais de norte a sul, de este a oeste da cidade, para deslindar o lado escondido das árvores do nosso quotidiano.

A terceira edição da iniciativa tem como objetivo dar a conhecer o desconhecido do património natural arbóreo dos espaços verdes do Porto, revelando as origens, as curiosidades e as histórias dos anciões que habitam perto dos portuenses, que testemunham com o passar das estações e que entrelaçam o seu esplendor na azafama citadina. O porta-voz deste conhecimento será o arquiteto paisagista João Almeida. As visitas vão-se realizar sempre ao sábado, mensalmente, até julho de 2022. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, com um limite de 20 participantes. A inscrição é individual, submetida através do preenchimento de um formulário próprio, com abertura 8 dias antes da data de cada visita, às 21h00.

Conheça do programa geral aqui.

A Rota das Árvores do Porto enquadra-se no projeto Florestas Urbanas Nativas no Porto – FUN Porto – que tem como objetivo expandir a área verde nativa no Porto e promover a ligação dos munícipes a estes recursos vitais para a sustentabilidade da cidade. O projeto é uma iniciativa do Pelouro da Inovação e Ambiente da Câmara Municipal do Porto e conta com a assessoria especializada da Universidade Católica Portuguesa (Porto). O projeto surge no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto e integra várias iniciativas complementares, nomeadamente o programa “Se tem um jardim, temos uma árvore para si”, a “Rede de Biospots do Porto”, o “Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO” e o “Porto Biolab”.