Com o ano quase a terminar é tempo de dar inicio às novas sementeiras no Viveiro do FUTURO. Após a definição de metas e objetivos, foi necessário adquirir as novas sementes para a época de 2017/2018 e, mais uma vez, o projeto Sementes de Portugal associou-se ao FUTURO. Este ano, em modo “pague um leve dois”, recebemos o dobro do que encomendamos. No total, serão mais 5000 sementes que o FUTURO poderá lançar à terra para a produção de pequenos arbustos, entre as quais a murta (Myrtus communis), o jasmineiro-do-monte (Jasminum fruticans) e o lentisco (Phillyrea angustifolia).

Este ano serão produzidas 25 espécies no Viveiro do FUTURO, sete das quais com sementes fornecidas pelo Sementes de Portugal. As restantes têm origem no Centro Nacional de Sementes Florestais.

 

O Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO é uma parceria entre o CRE.Porto, a Câmara Municipal do Porto, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas. Conta com o apoio da Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Tratamento de Resíduos da Região Porto, da Silvapor – Ambiente e Inovação, da Leal & Soares e do projeto Sementes de Portugal. O Viveiro está licenciado pelo ICNF como fornecedor de materiais florestais de reprodução.