No dia em que se celebrou o Dia da Floresta Autóctone (23 de novembro), o Parque da Ciência em Matosinhos recebeu 204 alunos e seus professores vindos das EB 2,3 de Custóias e de Perafita e da EB 1 da Quinta de S. Gens, para uma atividade de plantação.

O ponto de encontro foi o cimo do monte que outrora foi um aterro e agora é um parque em fase de reabilitação paisagística.

Reunidos os voluntários, a técnica florestal do Municipio de Matosinhos, Manuela Baião, apresentou os objetivos da atividade e as espécies de árvores e arbustos autóctones a plantar na parcela. Em seguida, o grupo meteu mãos à obra. Alguns dos jovens arregaçaram literalmente as mangas e meteram as mãos na terra quando plantavam as pequenas árvores, sem luvas! 😉

No grupo, muito entusiasmado, os alunos mais velhos (15 anos) partilharam plantação com os mais pequenos (do 1º ciclo), realizando as tarefas mais difíceis, como a abertura das covas. Assim garantiam uma boa cova, necessária para a adequada instalação da planta.

No final, o trabalho intergeracional resultou na plantação de 240 sobreiros (Quercus suber), bétulas (Betula pubescens), murtas (Myrtus communis), carvalhos-alvarinho (Quercus robur), gilbardeira (Ruscus aculeatus) e medronheiros (Arbutus unedo).

Muito obrigada a tod@s!

FOTOS Créditos: ©2017CRE.Porto.malmeida

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pela Câmara Municipal de Matosinhos e CRE.Porto. As árvores (todas nativas) foram fornecidas pelo Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO e pelos viveiros criados no âmbito da Rede de Escolas do FUTURO de Matosinhos.