IMG_3340O Sementes de Portugal é o mais recente parceiro do FUTURO. Dedicado a promover o uso de flora autóctone no nosso país, este projeto ofereceu ao FUTURO sacos de sementes nativas para entrega aos participantes na Rede de Escolas do FUTURO. Estarão ao dispor das escolas 10 espécies diferentes, entre elas a Papoila (Papaver rhoeas), o Alecrim (Rosmarinus officinalis), o Tremoço (Lupinus luteus) e a Murta (Myrtus communis). Foram escolhidas de forma a dar às escolas a oportunidade de aumentar a biodiversidade dos seus jardins e colorir os seus espaços verdes, potenciando as espécies nativas.

O Sementes de Portugal ofereceu ainda ao Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO uma embalagem com sementes de Urze branca (Erica lusitanica). Estas parecem-nos as mais pequenas sementes que já conhecemos e a sua sementeira vai ser certamente um grande desafio! Iremos dando novidades.

O Sementes de Portugal é um projeto centrado na recolha de sementes da flora autóctone com o objetivo de incentivar e preservar o seu cultivo, nas várias vertentes: ornamental, paisagística, aromática, medicinal e condimentar. Conta já com uma coleção de mais de 300 espécies de árvores, arbustos, trepadeiras, herbáceas, gramíneas, alhos e plantas bolbosas.

Muito obrigada!