IMG_3415Na manhã de 16 de janeiro, a chuva e o vento – mas não o frio! – deram umas horas de tréguas para que um bravo grupo de 45 Voluntários do FUTURO subisse à Quinta do ribeiro das Colmeias, em Foz do Sousa, Gondomar, para mais uma ação de plantação.

Antes de iniciar os trabalhos, um dos sapadores florestais que acompanhou o grupo de Voluntários demonstrou como bem plantar uma árvore. Após esta introdução, todos puseram mãos ao trabalho, pois a meta de plantar 800 árvores e arbustos era ambiciosa. Felizmente, as covas semiabertas nos dias que antecederam a ação pela Portucalea e pela Câmara Municipal, facilitou o trabalho dos Voluntários.

Durante a manhã foram plantados medronheiros (Arbutus unedo), bétulas (Betula pubescens), lodãos-bastardos (Celtis australis), loureiros (Laurus nobilis) e pinheiros-mansos (Pinus pinea) em três parcelas, desde as encostas a uma fresca e solarenga zona ribeirinha que serviu de cenário para uma pausa nos trabalhos, com um petisco doce e saudável de maça desidratada, oferecido pela Frueat. Contou-se também com a presença do Vereador de Ambiente e do Presidente da Junta da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo que ajudaram as Voluntárias Maria Alexandra e a Maria Francisca a plantar um medronheiro. Foram ainda colocados protetores e as respetivas estacas nas plantas mais pequenas ou que estavam em zonas onde a vegetação circundante vai crescer muito rapidamente.

À hora prevista de conclusão dos trabalhos, a meta não tinha sido atingida, mas graças a um grupo de resistentes, entre eles o João, o André, a Cristina, a Sara e a Lúcia que insistiram que “não pode sobrar nada! Já que cá estamos plantamos até ao fim!” concretizou-se o objetivo. Assim, foram plantadas 806 árvores autóctones na primeira ação de plantação desta época do município de Gondomar. Sem dúvida um bom pontapé de saída para atingir a meta das 4.000 plantas para este município na presente época.

Obrigada a tod@s!

FOTOS | Créditos: ©2016CRE.Porto|ampereira

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pela Câmara Municipal de Gondomar e pelo CRE.Porto. Colaborou a Portucalea – a Associação Florestal do Grande Porto. As árvores (todas nativas) foram fornecidas pelo Programa Floresta Comum.

Veja na nossa agenda as próximas ações de plantação em Gondomar.