O Colégio de Gaia já tinha traçado o caminho que pretendia seguir na Rede de Escolas do FUTURO, desenvolvendo um plano de ação bem estruturado, transversal a muitas disciplinas e para envolver toda a comunidade escolar, dos alunos aos encarregados de educação. Após esse trabalho de bastidores, no inicio do mês de fevereiro, os alunos do 1ºCEB e do Pré-escolar iniciaram os trabalhos de sementeira.

O material foi devidamente preparado e, sem surpresa, os primeiros contributos para a sementeira vieram não da biologia ou das ciências naturais, mas das área da informática e do design. Nestas aulas construíram-se diversos cartazes coloridos sobre as várias espécies, fichas de monitorização e fichas de identificação, para que não faltasse nenhuma informação a cada pacotinho de leite que iria acolher as sementes das espécies entregues à escola, entre bolotas de sobreiro (Quercus suber), a pequenas sementes de murta (Myrtus communis), jasmineiro do monte (Jasminum fruticans), loureiro (Laurus nobilis) e borragem (Borago officinalis L.).

A satisfação de mexer na terra, o desafio de equilibrar as minúsculas sementes na palma da mão e por fim ver todo o viveiro pronto não escolheu tamanho nem idade. As fotografias enviadas pela Professora Liliana Silva ilustram na perfeição a felicidade e o orgulho de carregar um contentor do qual, daqui por uns meses, nascerá uma pequena planta. À semelhança dos alunos participantes, as pequenas sementes têm guardado no seu interior um futuro promissor.

Trabalho encaminhado, resta agora esperar que a Natureza faça o seu papel (neste caso ainda com a ajuda de todos, que garantirão a rega). Aguardamos ansiosamente pelas primeiras plântulas. Dentro da sala de aula houve ainda tempo para aprofundar a escrita e a criatividade. Os alunos escreveram pequenas histórias com o tema “A importância da Natureza na nossa vida”,  histórias estas que foram depois transcritas para cartão reciclado que foi recortado com a silhueta de uma árvore. Seguramente todas “estas árvores” terão muito para nos contar!

Bom trabalho!

FOTOS | Créditos: ©2017LilianaSilva

Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, um projeto desenvolvido pela Universidade Católica Portuguesa e Área Metropolitana do Porto no âmbito CRE.Porto – Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto. O objetivo do Programa de Mentores da Rede de Escolas do FUTURO é o de garantir apoio às Escolas através do estabelecimento de laços entre os docentes coordenadores e especialistas em diversas áreas de intervenção, que colaboram graciosamente. Conheça as entidades e pessoas envolvidas no projeto.

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]