O Colégio de Gaia, em Vila Nova de Gaia, integrou a Rede de Escolas do FUTURO para 2016/17 e propôs à sua comunidade escolar (incluindo também os pais) a reflexão sobre “A alegria da criação: a aliança entre a humanidade e o ambiente”. O objetivo é que os alunos se tornem mais conscientes do que os rodeia, das consequências das suas ações, dos benefícios das suas ações e mais interventivos em prol do seu futuro.

Juntamente com o seu Mentor , Jorge Moreira, a Professora Liliana Silva e restantes colegas elaboraram um plano de ação para todo o ano letivo, no qual se inserem diferentes atividades direcionadas aos diferentes níveis de ensino, promovendo de forma extraordinária a interdisciplinaridade. Por exemplo, a instalação do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones irá envolver a Língua Portuguesa, as Artes Plásticas, a Informática e o Estudo do Meio.

O plano de trabalhos do Colégio de Gaia é bastante pormenorizado e tem um calendário bem definido. Entre todas as atividades, destacamos a sessão de sensibilização oferecida pelo Jorge (em março) e a exposição fotográfica sobre árvores seculares e grandiosas, elaborada pelos pais e alunos (abril).

Sem dúvida que este plano é muito completo e ambicioso, mas estamos certos que será um sucesso. Bons trabalhos!

Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, um projeto desenvolvido pela Universidade Católica Portuguesa e Área Metropolitana do Porto no âmbito CRE.Porto – Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto. O objetivo do Programa de Mentores da Rede de Escolas do FUTURO é o de garantir apoio às Escolas através do estabelecimento de laços entre os docentes coordenadores e especialistas em diversas áreas de intervenção, que colaboram graciosamente. Conheça as entidades e pessoas envolvidas no projeto.