Ao longo dos meses de junho e julho as árvores e arbustos produzidos pelas escolas nos seus viveiros escolares foram sendo entregues no Viveiro de Árvores e Arbustos do FUTURO. Terminado mais um ano letivo da Rede de Escolas do FUTURO, as 34 escolas que criaram um viveiro produziram cerca de 3.450 árvores de três espécies diferentes: sobreiros (Quercus suber), murtas (Myrtus communis) e jasmineiros-do-monte (Jasminum fruticans).

As entregas foram sendo feitas, quer pelos próprios professores que se deslocaram ao Viveiro Municipal do Porto, quer pela maioria dos municípios, que asseguraram que as plantas produzidas, com tanto cuidado e dedicação iam conseguir passar o verão num local onde iriam ter a atenção merecida. Já no Viveiro, a equipa de colaboradores do Município do Porto e a equipa do FUTURO têm estado a garantir os cuidados necessários. É ainda importante salientar que, pelo facto de reunirem condições para uma boa manutenção das plantas, houve algumas escolas que permaneceram com as suas pequenas árvores e arbustos nativos nos seus viveiros, garantindo a rega, monda e o envasamento necessário e municípios que acolheram as plantas produzidas pelas suas escolas nos seus hortos municipais. Algumas destas plantas seguirão brevemente para áreas de intervenção do FUTURO.

A todos um grande bem-haja: aos professores e alunos por serem as primeiras famílias destas plantas e crescerem em conjunto; aos técnicos e operacionais dos municípios pela colaboração e apoio dado às escolas e aos seus viveiros escolares e ao Município do Porto por acolher esta criação colaborativa até serem encaminhadas para os locais de plantação.

Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, um projeto desenvolvido pela Universidade Católica Portuguesa e Área Metropolitana do Porto no âmbito CRE.Porto – Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto. O objetivo do Programa de Mentores da Rede de Escolas do FUTURO é o de garantir apoio às Escolas através do estabelecimento de laços entre os docentes coordenadores e especialistas em diversas áreas de intervenção, que colaboram graciosamente. Conheça as entidades e pessoas envolvidas no projeto