Ao longo do ano letivo cerca de uma centena de alunos do Ensino Secundário saíram à rua para questionar os portuenses sobre os benefícios das árvores na cidade. No total foram recolhidos cerca de 360 inquéritos que estão agora em fase de análise pela sua Mentora, Marisa Graça, que está a desenvolver a sua tese de doutoramento sobre este tema no InBio/CiBIO/Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Marisa Graça salientou que todo o trabalho desenvolvido pelas escolas foi bastante positivo e que os alunos aderiram com entusiasmo ao projeto, aproveitando a oportunidade para contactar com diferentes opiniões dos cidadãos em relação às árvores das ruas da cidade do Porto.

A acrescentar a este grande projeto, três alunas da Escola Básica e Secundária Rodrigues de Freitas decidiram aprofundar o tema do cálculo dos serviços de ecossistemas prestados pelas árvores na cidade do Porto e desenvolveram o projeto “QuantificÁrvores”. Os resultados do seu trabalho – no qual apuraram que o valor económico do serviço de armazenamento de carbono por estas árvores ronda os 10.000 euros por ano – foram apresentados na XI Mostra Nacional de Ciência, que decorreu entre os dias 1 e 3 de junho, no centro de congressos da Alfândega do Porto. Algumas das árvores do viveiro do FUTURO também estiveram presentes no stand da escola, como forma de exemplificar algumas das espécies nativas que existem na cidade.

Os resultados de toda a investigação estão a ser analisados, e a curiosidade é muita, por isso, assim que estiverem disponíveis, teremos todo o interesse em partilhá-los.

Bom trabalho!

FOTOS | Créditos: ©2017EBSRodriguesFreitas, ©2017ColégioD.Duarte, ©2017Cerco,

Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, um projeto desenvolvido pela Universidade Católica Portuguesa e Área Metropolitana do Porto no âmbito CRE.Porto – Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto. O objetivo do Programa de Mentores da Rede de Escolas do FUTURO é o de garantir apoio às Escolas através do estabelecimento de laços entre os docentes coordenadores e especialistas em diversas áreas de intervenção, que colaboram graciosamente. Conheça as entidades e pessoas envolvidas no projeto